Página Principal

 

                                     

                                                                                                              

O Segredo por trás das Grades

 

_____________________________________

 

                  As grades salvaguardam a liberdade e a harmonia da vida comunitária.  Favorecem a entrega total a Deus, pela Igreja, na vida contemplativa.  (Const. 108)

 

 

                                  

 

                                  No pensamento de Santa Teresa de Jesus, a livre escolha da vida de clausura comporta uma separação radical do exterior para conseguir o desprendimento interior e uma vida de silêncio a sós com Deus.   (Const. 107) 

.  

 

Quem visita um Carmelo fica sempre com uma curiosidade:

O que há por trás das grades? 

___________________________________

 

 

                            Há uma realidade, um segredo...  

 

                            Uma vida de intimidade com Deus que nem as frases mais bem elaboradas. Um segredo que só se conhece vivendo, experimentando... O mundo não percerbe sua presença,  lhe parece que as enclausuradas não fazem nada.  As Carmelitas estão: "escondidas com Cristo em Deus". 

 

                            Atrás das grades há pessoas cuja ocupação é:  "Amar a Deus e fazer com que os outros O amem".  

 

                            "Por uma separação mais rígida do mundo, pelo silêncio da solidão, pela assídua oração e penitência, consagram a vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo.  Os eremitas mostram a cada um este espaço interior do ministério da Igreja, que é a intimidade pessoal com Cristo.  Escondida aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa daquele ao qual entregou sua vida, pois é tudo para Ele. É um chamado peculiar a encontrar no deserto, precisamente no combate espiritual, a glória do crucificado.

 

                            "Desde os tempos apostólicos, virgens e viúvas cristãs, chamadas pelo Senhor a apegar-se a Ele sem partilha em uma liberdade maior de coração, de corpo e de espírito, tomaram a decisão, aprovada pela Igreja, de viver respectivamente no estado de virgindade ou de castidade perpétua "por causa do Reino dos Céus" (Mt 19,12)                            

 

                            "A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos. Assim, a Igreja pode ao mesmo tempo manifestar o Cristo e reconhecer-se como esposa do Salvador.  (Catecismo da Igreja Católica - 922, 926). 

 

                            Na casa de uma pessoa ou família, há sempre um lugar, espaço ou divisão onde apenas os donos da casa têm acesso;  um espaço que não é apresentado à visitas ou a estranhos.   

O Segredo por trás das grades é: 

 ______________________________________

 

 

 

Ir para a Página Principal

 

www.CarmeloSantaTeresa.com