Página Principal

 

                                   Somos as Irmãs Carmelitas Descalças do Carmelo Santa Teresa, enclausuradas, em vida de recolhimento e oração.  Estamos a serviço de Deus, rezamos pela Igreja, pelo Papa,  pelo salvação do mundo, também por você, que navega em nosso portal.  Conheça um pouco da nossa vida, nos sub-tópicos seguintes: 

                                       

    - - - -   Um dia no Carmelo  - - - - 

                                   O nosso dia está dividido entre tempos de silêncio e oração e tempos de vida comunitária. Reunimo-nos sete vezes ao dia para rezar, em união com toda a Igreja, a Liturgia das Horas

                                   Temos duas horas de oração silenciosa, uma de manhã e outra de tarde, onde elevamos até Deus, as tristezas e as alegrias da humanidade.

                                   A Eucaristia (Santa Missa) ocupa o lugar principal do nosso dia, onde reunidas à volta da Mesa do Senhor, escutamos a Palavra para a tornar viva ao longo do dia. 

                                   Nas horas da manhã e da tarde efetuamos diversos trabalhos.  Depois do almoço e do jantar temos uma hora de recreio, onde podemos conviver, conversando, rindo, cantando... Temos ainda tempos de leitura e estudo ...

   - - - -   Alguns trabalhos realizados pelas Irmãs  - - - - 

                                                             Pelo voto de pobreza, as Carmelitas unem-se a Cristo que "sendo rico, fez-se pobre por nosso amor".  Tomando o trabalho de todos os dias com alegria, para prover o seu sustento, unem-se a quantos no mundo trabalham...

                                                             O silêncio, a a paz e a tranquilidade são uma condição para o trabalho são uma condição para o trabalho, mas acima de tudo, são uma condição para se ouvir a voz do Senhor.   Nesse ambiente, as Irmãs fazem todo o trabalho de casa, além de serviços de jardinagem,  trabalhos na horta, e trabalhos manuais como confecções em terços, escapulários, bordados (Viático, toalhas de altar, etc), trabalhos em gesso, pinturas, restaurações, etc...

Jardim do Carmelo   Trabalho na cozinha do Mosteiro   Trabalhos na horta do Mosteiro

Confecção de Terços   Confecção de Escapulários    Trabalho com bordados

                Restauração de imagens               Pintura em tela

                                         Qualquer carmelita há de sentir-se verdadeiramente realizada no trabalho:  nele encontrará a paz, a alegria, o bem-estar, enfim, como na oração, nele encintrará a Deus. O trabalho, ao ser aceito como vontade de Deus e sendo realizado na sua presença, converte-se em oração. 

     - - - -  Oração  - - - -                                                                      

                                         Na oração, a Carmelita eleva até Deus as inúmeras necessidades do mundo inteiro, pois quando se ama a Cristo o amor é sempre aberto, nunca se isola...   A Regra Carmelita  prescreve uma vida sempre na presença de Deus, em atenção amorosa, fazendo da oração o alimento habitual e vital. 

" Um coração que ora, é um coração que ama".

A oração é o exercício primordial e o caminho para a contemplação, por isso, somos Irmãs Contemplativas. 

" Um contemplativo é aquele que sabe descobrir Deus em todas as coisas". 

  Adoração ao Santíssimo     Leitura Espiritual

   - - - -  Vida Fraterna  - - - -       

No Carmelo o tempo de silêncio e a sós com Deus é alternado com momentos de alegre convívio entre as Irmãs. "De acordo com o ensinamento de Santa Teresa o estilo de vida comunitária caracteriza-se pelo sentido de igualdade evangélica  e pela franca sinceridade no trato pela mútua partilha de alegrias e das tristezas, dentro de uma pequena família onde "todas devem ser amigas, todas hão de amar, todas hão de querer, todas hão de ajudar". 

O recreio favorece a vida fraterna, ajuda a crescer em grupo e a equilibrar o clima de silêncio. 

Recreio das Irmãs do Mosteiro

 

Ir para a Página Principal

 

www.CarmeloSantaTeresa.com